Fundado em 2010 no Rio de Janeiro, o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para a evolução da ciência, de forma a melhorar a condição de vida humana. Para isso, combina pesquisa de ponta, capacitação profissional e desenvolvimento tecnológico na área da saúde. Sua principal mantenedora é a Rede D’Or São Luiz (RDSL), maior rede hospitalar privada do Brasil.

Desde sua criação, o IDOR valoriza a ciência e se mantém atento às necessidades do país na área da saúde, mobilizando seus recursos e estimulando seus pesquisadores na busca de soluções para problemas atuais e futuros. Desta forma, o Instituto trouxe importantes contribuições para a saúde pública nacional e internacional, como no entendimento do papel do vírus Zika nas malformações do sistema nervoso e nas pesquisas voltadas para o enfrentamento da pandemia de covid-19.

Dra. Fernanda Tovar-Moll, neurocientista e presidente do IDOR, foi eleita como membro da Academia Nacional de Medicina.
Médica, radiologista e neurocientista, seu trabalho se concentra na conectividade cerebral e neuroplasticidade, e ela tem realizado estudos importantes sobre doenças neurodegenerativas e do desenvolvimento.
Além disso, a Dra. Fernanda também é afiliada à Academia Brasileira de Ciências e ao Consórcio Internacional de Pesquisa sobre Corpo Caloso e Conectividade Cerebral (IRC5).

Sem dúvidas, um grande ganho para a Saúde.

Pesquisa

As primeiras áreas de pesquisa do IDOR foram a neurociência – que é, até hoje, um dos destaques da atuação do Instituto –, a medicina intensiva e a medicina interna. Ao longo de uma década, outras áreas, como a pediatria, a oncologia, a cardiologia, a patologia e a hematologia, foram aumentando seu espaço no IDOR, formando um quadro mais completo da ciência na área da saúde. Hoje, o Instituto conta com uma equipe diversificada de cientistas, capaz de produzir pesquisas translacionais, que correlacionam as informações obtidas na bancada dos laboratórios aos dados clínicos relativos ao cuidado dos pacientes.

Ensino

A excelência da pesquisa desenvolvida no IDOR viabiliza inúmeras parcerias internacionais e centenas de publicações em revistas científicas de grande prestígio. Além disso, o Instituto também contribui significativamente para a formação de profissionais da área da saúde nas diferentes esferas do ensino, incluindo graduação, pós-graduação stricto sensu, residência médica e multiprofissional, aperfeiçoamento e cursos de capacitação, atividades que deram origem à Faculdade IDOR de Ciências Médicas, fundada em 2017.

Inovação

Outro fruto da ambição científica do IDOR é o fomento à inovação na área da saúde, capaz de traduzir resultados de pesquisa em desenvolvimento tecnológico para atender demandas reais e atuais do setor. Este terceiro pilar de atuação se materializou em 2018, com o lançamento do Open D’Or, a agência de inovação do Instituto, que tem como objetivo promover o empreendedorismo e o desenvolvimento de inovações na saúde através do mapeamento de empresas e startups com tecnologias disruptivas, promoção de eventos e cursos, e captação de fomentos para possibilitar a criação de novas soluções no setor

Maiores Informações: WWW.IDOR.ORG