A QUINTA DO PINTO é uma vinícola familiar localizada na DOC Alenquer – o coração da Região Vitivinícola de Lisboa.

63 hectares de vinhas de solos argilo-calcários em torno de uma casa senhorial do século XVII com uma adega integrada, construída com tanques de concreto tradicionais.

Temos 27 castas diferentes plantadas nas nossas vinhas. A nossa filosofia é respeitar o terroir e a natureza.

Os nossos vinhos caracterizam-se por serem elegantes, minerais, vibrantes, crocantes e aromáticos e por terem um excelente potencial de envelhecimento devido à acidez natural da influência atlântica.

As vinhas são cultivadas ao abrigo de Produção Integrada certificada e sob práticas racionais de viticultura de microzoneamento, seguindo uma intervenção mínima e uma abordagem sustentável para a máxima absorção do potencial vitivinícola no terroir. Estamos em processo de conversão para produção biológica.

Na Adega, fermentamos os nossos vinhos nas tradicionais cubas de concreto centenárias com leveduras indígenas.

 
A missão do projecto vitivinícola ‘Quinta do Pinto’ é engarrafar terroir e oferecer vinhos com qualidade diferenciada e muito elevada, a preço não especulativo, que seja geradora de confiança na marca a longo prazo.
 
A visão da nossa equipa é exceder sempre as expectativas dos Clientes, através da oferta de produtos-referência da região de Lisboa, que se distingam pela sua diferenciação e relação entre qualidade e preço.
 
Os valores pelos quais se rege são o respeito pelo terroir, pelo Cliente, pelos Colaboradores, pelo meio ambiente e pela sociedade em geral.
 
A paixão dos proprietários pelo vinho e a sua relação com a terra – proveniente de um núcleo familiar de cinco gerações ligadas à agricultura e ao vinho – foram os alicerces para o entusiasmo e dedicação de toda a Família a este projecto.

O ‘namoro’ de António Cardoso Pinto com esta propriedade teve início da primeira vez que a visitou. O estilo da casa – do século XVII, adjacente a uma adega de alvenaria – a riqueza dos solos com exposição a sul – a beneficiar da influência atlântica – e o historial da qualidade dos vinhos ali produzidos foram determinantes para a escolha do local onde construir este ambicioso projecto familiar.

Rita – a filha do impulsionador do projecto – é a administradora da propriedade, contando ainda com os seus dois irmãos, Ana e Francisco, no desenvolvimento do projecto.