O IPCA subiu 0,07% em julho, próximo da projeção do nossos especialistas (0,05%) e acima da mediana do mercado (0,01%). Transporte por aplicativo, frutas e leite e derivados pressionaram o índice. Em contrapartida, gasolina e energia elétrica ajudaram a aliviar o resultado.

Os núcleos vieram praticamente em linha com as estimativas, e a inflação acumulada em 12 meses voltou a ficar abaixo do teto da meta. Ainda assim, a inflação de serviços e seu núcleo avançaram acima do esperado e permanecem no radar do Banco Central.

Para nossos especialistas, os riscos ligados ao El Niño e aos conflitos no Oriente Médio ainda não impactaram de forma relevante os preços. A expectativa é de continuidade do ciclo de flexibilização monetária, com cortes graduais de 25 pontos-base na Selic até o fim de 2026.

Acompanhe a Ativa Investimentos para entender os principais movimentos da economia e dos mercados.