Não é inédito – Espanha recebeu, o ano passado, a quarta edição deste concurso, com uma dotação total de um milhão de euros -, mas 2025 será o primeiro ano em que o Concurso Cooperação Internacional, da Fundação ”la Caixa” com o apoio do BPI, abre candidaturas em Portugal.
O objectivo da Fundação ”la Caixa” é claro: colaborar na construção de uma sociedade mais justa, equitativa e solidária. E se existem já vários concursos da Fundação destinados a projectos a operar em solo nacional, este é o primeiro vocacionado para Organizações Não Governamentais (ONGs) com acções implementadas em colaboração com parceiros locais de países com baixo índice de desenvolvimento da Ásia, África e América Latina.
O momento é crucial. Actualmente, 20 por cento da população global vive com menos de 3,65 dólares por dia (cerca de 3,39 euros) e uma em cada três pessoas enfrenta insegurança alimentar moderada a grave. As alterações climáticas, consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o maior desafio para a saúde humana no século XXI, aparece, a par com os conflitos armados e a escassez de recursos, como grande responsável pelos cerca de 114 milhões de deslocados e refugiados que se registavam em 2023.