O futuro da transição energética passa pelo Brasil — e, cada vez mais, tem o Rio de Janeiro como epicentro. 🚀
No encontro “Energy Transition Meeting in Brazil: Delivering a Sustainable, Equitable and Secure Energy Future”, realizado pelo @worldeconomicforum e pelo @minaseenergia em parceria com o @maravalley.rio e a @prefeitura_rio, líderes globais debateram os caminhos para uma matriz energética mais limpa, segura e inclusiva. A Elea Data Centers esteve presente, representada por nossa Diretora Associada de Relações Institucionais, Caroline Ranzani, e por nosso Gerente de Energia, José Carlos Velasco Mendieta.
Na oportunidade, mantivemos agendas com o Prefeito @eduardopaes e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico do Rio, @osmarcglima. Além disso, Caroline participou do painel “Intelligent Transition: Unlocking AI’s Potential for Clean Energy”.
Com a participação de autoridades como o Vice-Prefeito do Rio, @eduardo.cavaliere, e Thiago Barral, Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia, o painel discutiu como a IA pode ser vetor de descarbonização — e como os data centers têm papel central neste contexto.
Em sua fala, Caroline reforçou que a Rio AI City, projeto idealizado e desenvolvido pela Elea, na região do Parque Olímpico do Rio em uma cidade de data centers, contribuirá para tornar a cidade epicentro desta transformação. Localizada em um dos maiores centros urbanos da América Latina e integrada a um ecossistema de pesquisa, ciência e inovação — com universidades, startups e o próprio Maravalley — a iniciativa representa uma resposta concreta aos desafios de energia, dados e soberania tecnológica do Brasil para atender uma demanda mundial.
Agradecemos à Prefeitura do Rio de Janeiro pela parceria na Rio AI City e aos organizadores pela realização de um evento que coloca o Brasil na vanguarda das discussões globais sobre clima, energia e tecnologia.