Prestigiado evento gastronômico no Brasil, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, terá, pela primeira vez, um destino internacional convidado: a cidade do Porto. A 27.ª edição do evento decorre entre 23 de agosto e 1 de setembro, sendo que o Município português será representado pela vereadora do Turismo e Internacionalização.
A participação do Porto neste festival enquadra-se no âmbito da estratégia municipal de promoção do enoturismo e da gastronomia como ativos diferenciadores da cidade. O projeto “Global Kitchen in Porto”, que promove intercâmbio cultural e gastronômico, será um dos grandes destaques.
Na 27.ª edição do Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes (no estado de Minas Gerais), diversos chefs portugueses e brasileiros vão juntar-se para criar menus especiais, celebrando a diversidade e a riqueza gastronómica dos dois países.
Do lado português, estará presente o chef Arnaldo Azevedo, do restaurante Vila Foz (com uma estrela Michelin), Rogério Sá, do restaurante Rogério do Redondo, o chef Vítor Matos, do restaurante Antiqvvm (com duas estrelas Michelin), e Inês Diniz, do restaurante Casa Inês.
Vinhos dos dois países
Desde jantares confecionados a quatro mãos a demonstrações no espaço Cozinha ao Vivo, os chefs vão ter oportunidade de dar a conhecer o melhor da gastronomia do Porto e de Portugal ao público brasileiro. Para complementar a experiência, os menus serão regados com vinhos das regiões do Porto e de Minas Gerais, oferecendo uma combinação de sabores.
O festival vai contar ainda com masterclasses e degustações conduzidas por especialistas e membros do painel de provas da Revista Gula, de modo a proporcionar aos participantes uma viagem de descoberta pelos Vinhos do Porto, do Douro e Vinhos Verdes.
De recordar que o Porto é membro fundador da Great Wine Capitals, uma rede de cidades associadas a regiões vinícolas internacionalmente reconhecidas.
Na perspetiva da vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, “participar no Festival de Tiradentes é uma oportunidade única para partilharmos a nossa diversidade cultural e gastronômica, além de fortalecer os laços históricos e afetivos que unem Portugal e o Brasil”, salientou.
“Esta presença também é estratégica para atrair visitantes brasileiros apaixonados por enoturismo e gastronomia, promovendo as qualidades únicas do Porto e de Portugal”, acrescentou a autarca, que vai estar no evento em representação do Município.
Durante o festival, o público poderá visitar o stand Porto, um espaço dedicado à cidade onde se dará a conhecer as singularidades da cidade portuguesa Invicta.
“Esse ano celebramos o grande encontro entre as culturas gastronômicas do Porto e de Minas. Em vários momentos nos encontramos nos ingredientes, nos modos de fazer, mas também tomamos caminhos diferentes, contando histórias que definem cada povo com suas singularidades. Será um encontro muito feliz e poderemos descobrir juntos tudo aquilo que nos une e também o que nos torna únicos”, conta Carolina Daher, curadora gastronômica da Plataforma.
Programa
Na sexta (23), Rogério Sá, do restaurante Rogério do Redondo (Porto, Portugal), encontra-se com Rafael Pires, do Mia (Tiradentes, MG). No sábado (24/8), Arnaldo Azevedo, que conquistou sua primeira estrela Michelin em 2022, cozinha junto a Matheus Paratella, do La Villa Trattoria (Tiradentes, MG), local que figurou na lista dos melhores restaurantes do Brasil, pela Casual EXAME, em 2024.
Já na sexta seguinte (30), Flávio Trombino, à frente do tradicional Xapuri (Belo Horizonte, MG), encontra-se com Inês Diniz, da Casa Inês (Porto, Portugal). Também na lista de melhores restaurantes do Brasil, o Florestal e o Birosca, serão representados pela chef Bruna Martins, que no dia 31 cria um menu junto ao português Vitor Matos, chef do restaurante Antiqvvm, no Porto, que carrega duas estrelas Michelin na bagagem.
Outros grandes nomes representam a rica gastronomia brasileira ao longo dos dois fins de semana de Festival. Jefferson Rueda, da aclamada “A Casa do Porco”, de São Paulo, melhor restaurante do Brasil, segundo o The World’s 50 Best Restaurants. Também da capital Paulista, Priscila Deus, ex chef do “Pobre Juan” e atual “Chez Deus”, conhecida por extrair o melhor sabor de pescados e carnes. De Fortaleza, Marco Gil, do novo e elegante Gastrobar Gingado. De Belo Horizonte, importantes nomes como Cristóvão Laruça, Naiara Faria, Yves Saliba, Caetano Sobrinho, entre outros. Os anfitriões de Tiradentes também estarão presentes.
A programação artística soma ao clima agradável do festival. Este ano já estão confirmados Orquestra de Câmara Sesc, Dudu Lima Trio convidando o grande maestro Wagner Tiso e também em apresentação com Victor Biglione.
Fonte: Mundo Lusiada