Foi com muita honra que recebemos Eng. Antônio Montenegro Fiuza – uma personalidade distinta no mundo lusófono .
Conheci o Eng., Fiuza sensivelmente há 20 anos em Portugal ( eu enquanto Chanceler na nossa Embaixada em Lisboa , ) a nossa relação deveu -se a constante solicitação de visto de entrada no nosso país, no período de instalação do Ensino Lusófona na Guiné- Bissau , tendo desempenhado funções de gestão nas Instituições de Ensino Superior do grupo na Guiné-Bissau, tendo sido Administrador da Universidade Amílcar Cabral, Universidade Lusófona da Guiné – Bissau e em Cabo Verde, neste particular , podemos afirmar que em 2005 participou com grupos de quadros guineenses e portugueses na instalação da Universidade Amilcar Cabral , posteriormente à Universidade Lusofona na Guiné – Bissau e Cabo Verde.
Em Cabo Verde , enquanto Embaixador, o Eng. Fiuza viu – me aflito, preocupado com a continuação de estudos de muitos jovens guineenses, residentes em Cabo Verde – Besna Byron Insique, Bidam Matcha Zamora, Nua Fati, e tantos outros , conseguimos com anuência do Professor Manuel Damasio , Teresa Do Rosário Damásio, e com ajuda do Professor Eng. Luís Miranda Colaço assinar protocolo de colaboração ( assinado por min, enquanto Embaixador e o Professor Manuel Damasio – Presidente do Grupo Lusofono ) com vista a permitir a continuação de estudos dos jovens estudantes imigrantes guineenses , hoje todos formados graças a conexão que tivemos no momento.
Quis o destino, eu estou em missão de serviço no Brasil- Enquanto Embaixador – Embaixada da República da Guiné-Bissau no Brasil, e o Eng. Fiuza como um dos Gestores e dirigente do Ensino Lusofona no Brasil, e Presidente da Câmara de Comércio e Industria do Rio de Janeiro ( eleito em 2022) , manifestou durante o nosso encontro apoio na atribuição de bolsas de estudos aos jovens guineenses residentes nas cidades onde as instituições académicas do Ensino Lusófona operam – São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia – Salvador . Entre os assuntos e projetos, em conjunto tencionamos a curto prazo promover jornadas e Workshops sobre o Investimento na Guiné – Bissau :
Em gesto de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido para o desenvolvimento do ensino superior na Guiné- Bissau, o Eng. Antônio M. Fiuza, merece uma simbólica distinção e reconhecimento da nossa parte. através de uma singela atribuição de uma Banda de Pano di Pinti- com Timbre de Amilcar Cabral , Pai fundador da nossa nacionalidade , no ano em que se celebra o Centenário do seu nascimento. Em gesto de retribuição recebemos o livro da sua autoria “ viagem pela Lusofonia “, que narra na primeira pessoa a sua ligação ao mundo lusófono . .