No último sábado, 24 de maio, o IDOR realizou o Workshop de Casos Clínicos do Centro de Neuropsicologia Aplicada (CNA) do IDOR, um encontro presencial especialmente preparado para professores, coordenadores e orientadores pedagógicos de escolas do Rio de Janeiro. 

Liderado pelo psiquiatra Paulo Mattos, diretor clínico do CNA, o evento promoveu um espaço de diálogo e troca de experiências sobre as dificuldades de aprendizado e comportamento que podem surgir em crianças e adolescentes no ambiente escolar e seus desafios diagnósticos. O evento se desenvolveu a partir da apresentação e discussão de casos clínicos reais, que passaram por avaliação neuropsicológica no CNA, compreendendo diferentes diagnósticos: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Bipolar e Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL). 

Durante o workshop, a equipe multidisciplinar do CNA demonstrou como pode ser difícil a interpretação de dados provenientes de entrevistas, questionários e observações comportamentais, frequentemente divergentes entre pessoas do convívio diário da criança.  

A atividade buscou aproximar a prática clínica da rotina escolar, contribuindo para que os profissionais da educação possam aprimorar a identificação precoce dessas condições em sala de aula. 

A presença e a participação ativa de todos os educadores que compareceram ao evento foi fundamental para o sucesso do workshop, viabilizando uma conversa ampla entre as diferentes áreas acerca dos desafios do diagnóstico e do encaminhamento adequado de crianças e adolescentes. 

O IDOR e o CNA celebraram o sucesso do encontro e já começaram a discutir novos encontros que que fortaleçam a conexão da saúde com a educação.