A Câmara

A Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro é uma associação sem fins lucrativos de direito privado, com estatuto de utilidade pública, quer em Portugal, quer no Brasil.

Visa o incremento das relações comerciais, industriais e tecnológicas, sociais e culturais entre Portugal e o Brasil, tendo sempre como objetivo último o fortalecimento das relações e do desenvolvimento econômico mútuo, interpretando o papel de plataforma de conhecimento e relacional que promova a inserção competitiva no cenário global.

Estatuto

A Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro é uma associação civil, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica distinta de seus sócios, que em nenhuma hipótese responde individualmente pelas obrigações da entidade ora constituída, a qual é regida pelo estatuto proposto e pelas disposições aplicáveis.

Clique aqui para fazer o download do estatuto em PDF.

Palavra do Presidente

António Montenegro Fiúza
Presidente da Câmara Portuguesa
de Comércio e Indústria
do Rio de Janeiro

Os dias que vivemos são imensamente desafiantes. Nunca as tecnologias nos levaram tão longe, nunca a proximidade destruiu tantas barreiras, tal como nunca os sonhos puderam voar tão alto. O nosso tempo é de oportunidades, mas também de riscos.

Se muitos ainda dizem que estar sozinho é bom, tudo o que vemos à nossa volta nos diz que as proximidades, as redes, as ligações e os apoios que conseguimos é que nos dão as mais-valias que nos distinguem. A Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro é uma instituição centenária que se recria a todo o momento, procurando dar respostas aos desafios que hoje estão à nossa frente.

Constantemente somos confrontados com novas necessidades, com novas formas de agir e de fazer negócios. O que era ontem já não o é hoje. Tudo é mutável. Mas sendo tudo passível de mudança, uma coisa é estável, porque inata: o desejo do desafio num quadro de valores que nos unem.

As relações entre Portugal-Brasil podem, em grande medida, resumir-se a esse desejo de ir mais longe e de manter, entre todos os que fazemos parte dessa grande família, acesa a chama da proximidade, de uma história e de uma cultura comuns.

História e Cultura que não é mais saudosista. Que não é mais passado, mas que hoje se afirma como futuro. A convergência entre estes dois países irmãos permite a todos o acesso a imensos mercados e, sobretudo, a empreender com a mente focada na inovação, na sustentabilidade e no humano.

O desígnio da Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro encontra-se aí, na capacidade de fazer diferente, inovando constantemente, atualizando a própria noção de parcerias.