A EDP atua nos segmentos de Geração, Distribuição e Comercialização e Soluções de energia elétrica no País. Com sede na cidade de São Paulo, possui ativos em oito estados: Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, São Paulo e Tocantins.

Controlada pela EDP Energias de Portugal S.A, uma das maiores operadoras europeias no setor energético, a EDP Energias do Brasil S.A. abriu seu capital no Novo Mercado da BM&FBovespa, em 13 de julho de 2005, aderindo aos mais elevados padrões de Governança Corporativa. Já em janeiro de 2013, a Companhia ingressou no IBOVESPA, principal índice do mercado de valores mobiliários da América Latina, decorrente do desdobramento de suas ações ordinárias em 2012. Além dos índices listados, a EDP integra o Índice de Sustentabilidade da BM&F Bovespa (ISE), que reúne empresas que adotam boas práticas corporativas no que diz respeito a aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa.

PILARES ESTRATÉGICOS

A EDP baseia sua atuação em norteadores, denominados pilares estratégicos, cuja finalidade é adequar a companhia à estratégia para 2020. Os pilares Crescimento Orientado, Eficiência Superior e Risco Controlado mostram-se concretizados, com aumento na geração e na Comercialização e soluções de energia e maior eficiência na distribuição, sempre mantendo o foco na inovação e na qualidade do atendimento ao cliente.​

GESTÃO ESTRATÉGICA 

A revisão da estratégia de longo prazo, fundamentada na visão da EDP de ser a melhor empresa global de energia, líder em inovação e sustentabilidade, é fato marcante do ano que passou. Engajada nessa concretização, a EDP criou diversos programas que visam atingir as metas definidas até 2020.

A estratégia, que destaca a importância da inovação e sustentabilidade para o Grupo, baseia-se na demanda dos principais stakeholders da cadeia de valor da empresa, como acionistas, clientes, colaboradores e o meio que os envolve.​

CRESCIMENTO ORIENTADO
Na perspectiva de mercado, a empresa pretende tornar-se uma das operadoras mais fortes e equilibradas no Brasil. Para isso, busca ampliar o portfólio de negócios, principalmente em geração de energia. Pretende, também, ampliar as vendas de energia e de serviços de energia, bem como, atender ao crescimento de mercado no campo da distribuição.