Livraria da Travessa é uma rede de livrarias fundada por Rui Campos e Roberto Guedes em 1986 no Rio de Janeiro.
A rede é composta de dez lojas físicas e da loja virtual (www.travessa.com.br). Desde 2013, é a livraria oficial da FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty.
Na capital fluminense, ancora dois dos principais shoppings (BarraShopping e Shopping Leblon), estando também presente nas calçadas de bairros vitais desta cidade: Ipanema, Leblon, Botafogo e Centro, e nos pontos de venda de dois grandes centros culturais do Brasil: o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB/Rio) e o do Instituto Moreira Salles em São Paulo. Em São Paulo, além da presença no IMS na Avenida Paulista e na Rua dos Pinheiros, no bairro de mesmo nome, ancora também o Ribeirão Shopping em Ribeirão Preto. Em 2019, a empresa abriu sua primeira filial fora do país, em Lisboa, Portugal.
Os arquitetos Bel Lobo e Bob Neri são os autores dos emblemáticos e acolhedores projetos arquitetônicos das filiais da empresa, que incorporam o preto como cor das estantes, piso de ladrilho hidráulico xadrez verde e branco e restaurantes às lojas de forma arrojada inédita no Brasil, quais sejam: Bazzar (lojas do Leblon e de Ipanema), Fiametta (BarraShopping), Verso (Botafogo) e Focaccia (Sete de Setembro).
Em seus espaços e auditórios, são realizados em torno de 800 eventos por ano, como noites de autógrafos, debates e palestras, além de clubes de leitura mensais ministrados por seus livreiros.
A Livraria da Travessa é um local de convergência e diversidade, onde busca-se preservar a liberdade de expressão e o respeito às diferenças, o refúgio aos moradores e visitantes das cidades.
Filiais
- Centro Cultural do Banco do Brasil/RJ
- Rua Sete de Setembro
- Ipanema
- Leblon
- Botafogo
- Barra da Tijuca
- Ribeirão Shopping/ SP
- Instituto Moreira Salles/ SP
- Lisboa – Portugal
- Rua dos Pinheiros