Presidente da Bolsa de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio de Janeiro esteve na Sertã

Os Municípios que fazem parte da Associação de Desenvolvimento Pinhal Maior, nomeadamente Sertã, Vila de Rei, Oleiros, Proença-a-Nova e Mação estão apostados em estreitar ligações com o Brasil, neste caso com o Estado do Rio de Janeiro.
Neste sentido têm existido contactos e visitas mútuas. Depois de uma primeira visita ao Brasil por parte dos presidentes dos Municípios pertencentes à Pinhal Maior, ontem, dia 15 de maio, o Presidente da Bolsa de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio de Janeiro, Everaldo Nascimento, esteve na Sertã, onde foi recebido pelos mesmos autarcas. Aconteceu no âmbito do Projeto de Cooperação “Terras da Lusofonia” que tem por base o fomento da cooperação entre países de língua oficial portuguesa.
Ricardo Aires, presidente da referida associação e também da Câmara Municipal de Vila de Rei, espera que esta caminhada conjunta vise o desenvolvimento sustentado, quer para esta região quer para o Estado do Rio de Janeiro e que fortaleça os laços existentes em diversas áreas.

Ricardo Aires acredita que esta cooperação pode fazer a diferença, pode promover um futuro mais próspero e a exportação de produtos.

Relembrando que 90% das pessoas que fizeram esta Bolsa de Gêneros Alimentícios no Rio de Janeiro eram portugueses, Everaldo Nascimento prometeu um acesso ao mercado do Rio de Janeiro por parte destes municípios e deixou a vontade de estabelecer um protocolo de cooperação.

Carlos Miranda, depois de ter feito um enquadramento do concelho ao nível das suas potencialidades, lembrou tempos passados em que muitos cidadãos sertaginenses emigraram para o Brasil, como por exemplo o Padre António Gama Velho, Vigário Geral de Pernambuco, Cristóvão de S. José, Missionário do Estado do Maranhão, o Padre António Mascarenhas, Chefe do Arsenal do Rio de Janeiro, António Lopes, ou Silvino Santos, de Cernache do Bonjardim, considerado o cineasta da selva e o pai do cinema documental brasileiro. O autarca deu ainda conta que a construção do Mercado de Cernache do Bonjardim contou com a ajuda monetária do Coronel António Clemente Ribeiro Bittencourt, Governador do Estado Brasileiro do Amazonas daí o nome Mercado Bittencourt. Carlos Miranda deixou o desejo de que esta nova relação traga vantagens para ambas as partes.

Esta sessão terminou com a exibição dos excertos do documentário de Silvino Santos “Terra Encantada” e com a esperança que esta recente ligação ao Rio de Janeiro dê os seus frutos em favor do desenvolvimento desta região do país.

Acesse aqui para maiores informações: