Em março, as exportações de café também bateram um recorde, com 4,2 milhões de sacas vendidas, um volume 37,8% superior ao registado no mesmo período de 2023.

O Brasil, maior produtor e fornecedor mundial de café, exportou 11,9 milhões de sacas do grão no primeiro trimestre, mais 42,4% que no mesmo período de 2023 e um novo recorde, indicou esta terça-feira a associação patronal do setor.

Em termos de volume de negócios, as vendas de café brasileiro para o exterior registaram uma receita para o país de 2,3 mil milhões de euros, mais 38,2% do que no primeiro trimestre do ano passado, segundo dados divulgados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

De acordo com a associação patronal, todos os tipos de café exportados pelo gigante sul-americano registaram crescimento no primeiro trimestre do ano, com destaque para o café robusta, cujas vendas aumentaram 591% em relação ao mesmo período de 2023, com 1,8 milhões de sacas vendidas.

O café arábica, no entanto, continua a liderar as exportações, com 9,2 milhões de sacas vendidas, 27,8% a mais do que o registado entre janeiro e março de 2023, representando 76,9% do total embarcado.

De acordo com o relatório do Cecafé, os principais destinos dos grãos no primeiro trimestre do ano foram os Estados Unidos, com 17% do total exportado, Alemanha (14,5%), Bélgica (10,9%), Itália (7,9%) e Japão (5,1%).

Fonte: JornaldeNegócios. pt