Mas muita gente faz “eca” para essa iguaria consagrada pela gastronomia francesa. Eu adoro. Mas que é um molusco muito doido, lá isto é. Para começar é hermafrodita. Ou seja, possui aparelhos reprodutores dos dois sexos: um orifício genital (vagina?) e um dardo calcário (pênis?). E um dardo calcário (?). Mas é um hermafrodita incompleto,  precisa de um(a) parceiro para a cópula. Ela é precedida por uma fase de namoro que dura cerca de 20 minutos. Usando o dardo calcário eles vão se tocando e se excitando até atingir o ponto de acasalamento. A seguir, ficam lado a lado em sentidos opostos e se penetram reciprocamente com o pênis de um na vagina do outro

Ponto dois, os escargots são invertebrados,  herbívoros  – e notívagos! Eles só se alimentam à noite e basicamente comem alface, couve, bardano, cenoura, pepino e chuchu, podendo usar a ração seca, preparada em casa, ou industrialmente. Os escargots aparecem na alimentação humana desde a era Paleolítica e a prova é a grande quantidade de conchas encontradas pelos arqueólogos próximo as cavernas desse homem pré-histórico. Depois, na Idade Média, foi largamente consumido e criado nos mosteiros, como alimento durante as vigílias e dias em que era proibido o consumo de carne, como na Sexta-feira da Paixão e dependendo da congregação (mais rígida) durante toda a Quaresma.

Mas vamos ao que importa, para quem importa (com trocadilho). Na gastronomia, a receita clássica (francesa) é: 12 escargots de Bourgogne (cozidos ou de lata), 1 maço de ciboulette, 1 folha de louro, ½ maço de manjericão, 50g de manteiga sem sal, 2 colheres de conhaque, ½ maço de salsinha, 1 ramo de alecrim, 15 gramas de alho socado, sal e pimenta. Modo de preparo: junte todos os ingredientes e temperos e misture na manteiga. Depois coloque essa mistura nas conchas do escargot (as próprias ou as do prato com “buracos” apropriados); pré-aqueça o forno por 10m em temperatura de 200 graus e coloque a seguir esse prato de louça ou alumínio por 15m. Eu prefiro escolta-los com vinho branco Riesling ou Sauvignon Blanc.

Eles têm caráter: os escargots morrem de pé!

Por Reinaldo Paes Barreto