Carros elétricos são mesmo coisas de cinema? Não mais! Há alguns anos, imaginávamos 2024 como o mundo dos Jetsons, com carros voadores, cães robóticos e uma vida completamente automatizada. Embora ainda não tenhamos atingido esse nível, algumas das diversas visões sobre o futuro e a tecnologia tornaram-se realidade e são cada vez mais comuns.

Os carros elétricos são a maior prova de que a tecnologia está gradualmente conquistando mais espaço nas ruas e no mercado. Duas gigantes desempenham um papel significativo nesse avanço.

A Tesla, empresa de Elon Musk, é amplamente reconhecida por suas inovações tecnológicas bem-sucedidas. Musk é quase sinônimo de inovação, e a marca é um dos seus casos de sucesso que reforça essa reputação.

Por outro lado, a chinesa BYD tem conquistado cada vez mais espaço no setor de carros elétricos. Os orientais, conhecidos por estarem à frente do tempo tecnologicamente, estão superando expectativas e se tornando uma concorrência direta para as ideias inovadoras de Musk.

Neste #AtivaTrends, vamos explorar o cenário desse embate futuro entre Musk e BYD, que se tornou tema de interesse para investidores atentos a esse mercado em constante crescimento.

Tesla X BYD

A comparação entre Tesla e BYD envolve duas empresas automotivas que desempenham papéis significativos no mercado de veículos elétricos, cada uma com suas características distintas. Abaixo, vou destacar algumas informações sobre ambas:

Tesla

• Fundação e Liderança: Fundada por Elon Musk, Tesla é uma empresa americana que se tornou líder no setor de veículos elétricos e tecnologia automotiva.
  • Inovação Tecnológica: A Tesla é reconhecida por suas inovações em veículos elétricos, baterias e tecnologias de direção autônoma. Modelos como o Tesla Model S, Model 3, Model X e Model Y são populares em todo o mundo.
  • Rede de Carregamento: A Tesla estabeleceu uma extensa rede de supercarregadores, facilitando viagens de longa distância para seus proprietários.
  • Desafios e Concorrência: Embora líder, a Tesla enfrenta desafios de concorrentes e questões de produção em massa.

BYD

• Origem e Foco: A BYD, que significa “Build Your Dreams”, é uma empresa chinesa com sede em Shenzhen, com ênfase em veículos elétricos, baterias e produtos eletrônicos.
  • Diversidade de Produtos: Além de veículos elétricos, a BYD fabrica uma ampla gama de produtos, incluindo baterias, ônibus elétricos, painéis solares e outros produtos de energia renovável.
  • Expansão Global: A BYD tem uma presença global e busca expandir sua influência internacional no setor de veículos elétricos.
  • Concorrência com Tesla: A BYD tem sido vista como uma concorrente significativa para a Tesla, especialmente no mercado de veículos elétricos acessíveis.

Diferenças Chave:

• A Tesla é conhecida por seus veículos premium e tecnologias inovadoras, enquanto a BYD tem uma abordagem mais ampla, oferecendo uma variedade de produtos.
  • Tesla tem uma presença forte nos EUA, enquanto a BYD tem uma forte presença na China e está se expandindo globalmente.

Investidores de olho no mercado de carros elétricos

Embora a Tesla seja amplamente reconhecida como uma vendedora de carros elétricos, seu principal foco está na evolução de veículos autônomos, contando com investimentos em frentes de robótica e automação. Por outro lado, a BYD opera em diversas frentes, produzindo carros, ônibus, e caminhões elétricos e híbridos, além de fabricar baterias, motores e outros componentes. Essa abordagem destaca-se pela verticalização, com a empresa sendo responsável por 75% dos componentes finais de seus veículos.

Essa distinção nos modelos de negócios deve ser compreendida e considerada no momento da escolha de investimentos, pois influencia as características e os riscos associados.

No último trimestre de 2023, a BYD superou a Tesla ao vender 526 mil veículos 100% elétricos, em comparação com os 484,5 mil da rival americana. No entanto, no acumulado do ano, a Tesla mantém sua liderança, com a venda de 1,80 milhão de veículos em comparação com os 1,57 milhão da BYD. Em termos de receita, lucro e desempenho das ações, a empresa americana continua a liderar o setor.

Tesla BYD
Valor de Mercado US$ 746,76 bilhões US$ 77,39 bilhões